A gamificação é uma estratégia para engajar, motivar e facilitar o aprendizado de um grupo, podendo ser de colaboradores, alunos ou clientes. Essa técnica utiliza conceitos baseados em jogos, psicologia e marketing, com o objetivo de deixar conteúdos complexos mais simples, aumentar a eficiência nos processos de trabalho, além de incentivar a equipe a cumprir metas.
A aplicação da gamificação pode ser feita em qualquer área da empresa, como vendas, financeiro e produção, estimulando uma competitividade saudável no setor e tornando os processos mais interessantes. É possível até mesmo na vida pessoal, uma vez que, sem perceber, a pessoa cumpre tarefas que antes pareciam chatas ou difíceis de um jeito divertido quando há uma recompensa na “linha de chegada”.
Um projeto com base nesse conceito utiliza elementos característicos de qualquer jogo, como sistema de pontuação, ranking, objetivo a ser alcançado e premiações. Tudo isso incorporado às técnicas e aos processos que já existentes. Na Projedata, por exemplo, a gamificação é utilizada para auxiliar no engajamento das equipes de trabalho. Um projeto piloto foi aplicado na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e atualmente está sendo implantado em outras frentes de trabalho.
O projeto da equipe de P&D partiu de um estudo bastante refinado das atividades que a equipe deve executar em sua rotina de trabalho, elencando o que deve ser estimulado e o que deve ser evitado nesta rotina. Com base nesse estudo foram criadas regras, com ganho e perda de pontos, para cada atividade desenvolvida.
Por exemplo, em uma nova funcionalidade implementada em um produto, espera-se que tenha sido utilizado recursos de clean-code (código limpo), que a funcionalidade tenha sido testada adequadamente, o processo esteja bem documentado, entre outros parâmetros. Desta forma, foram estabelecidas pontuações para valorizar o que se espera e perdas para cada item que não atenda o escopo da tarefa.
As métricas do projeto de gamificação não devem prever nenhuma novidade, ou seja, devem ser exatamente o que se espera da função e do trabalho. Outro aspecto é que devem existir regras e métricas que propiciem o trabalho em equipe. No exemplo anterior, quando um colega auxilia outro na resolução de um problema, ele também vai receber uma pontuação.
Bem definidas as regras, cada colaborador da equipe escolhe um avatar e um apelido. O objetivo é manter a confidencialidade dos jogadores no meio do processo, já que semanalmente são divulgados rankings para toda a equipe (imagem 1), além de um extrato individual (imagem 2) que é enviado para cada membro da equipe, onde ele sabe o que somou e o que diminuiu sua pontuação.
Ao final do semestre é feito o encontro de apuração do ranking, com premiações para os colaboradores que ficaram mais bem colocados, bem como premiação para a equipe, caso as metas tenham sido atingidas. O resultado deste projeto piloto foi bastante positivo no sentido de melhorar processos já existentes, mas que precisavam de constantes estímulos para que fossem realizados da melhor forma. Também se tornou uma excelente ferramenta para ser utilizada nos feedbacks individuais, uma vez que com as métricas bem claras para todos, pôde ser utilizada para fins de medição de desempenho.
Os benefícios extrapolam o ambiente da equipe, chegando também no cliente, pois ocorre um maior cuidado na execução dos processos, consequentemente os produtos são desenvolvidos com mais qualidade e entregues mais rápidos como resultado da motivação.
Na prática, a gamificação serve para incentivar e manter as pessoas interessadas nas tarefas que precisam cumprir, e ao somar pontos e conquistar premiações, os participantes naturalmente ficam felizes com a conquista. Quer saber mais sobre a cultura e valores da Projedata? Leia mais em na aba “empresa”.
Imagem 1 – Divulgação do ranking geral
Imagem 2 – Extrato individual