Em tempo de grandes transformações no mundo por conta da Covid-19, muitas empresas enfrentaram o desafio de implantar home office sem qualquer planejamento prévio. A organização para oferecer a estrutura física e tecnológica para dezenas, centenas e, em alguns casos, milhares de colaboradores, renderá ensinamentos valiosos.
É também nesse cenário pandêmico que se dá um valor especial ao setor de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) e sua capacidade de inovar para oferecer um apoio contínuo a equipe, mesmo à distância, e manter as ações com cada um em sua residência.
Na Projedata foram feitos vários trabalhos, como adaptar algumas atividades para o virtual, a implantação de medidas novas para ajudar a equipe, doações para órgãos públicos, além de contribuições dos próprios colaboradores.
Atividades virtuais
Um dos primeiros passos foi pensar em como levar as ações de bem-estar e capacitação, antes realizadas no escritório, à casa da equipe. Para que isso fosse possível, foi oferecido suporte de acessórios e máquinas do posto de trabalho, incluindo o computador, cadeira, mouse, teclado, apoios de braço e punho e o que mais fosse preciso. Também foram preparados os ambientes tecnológicos para viabilizar acesso aos documentos e ferramenta para chamadas por vídeo e voz.
A ginástica laboral passou a ser realizada toda tarde por meio de videoconferência. A professora utiliza materiais de apoio que já costumam estar à disposição, como cabo de vassoura, folha de papel e toalha. Ao final da atividade, os participantes aproveitam ainda para interagir, apresentar os seus pets e mostrar o dia a dia em home office.
As aulas de espanhol, que costumavam ser uma vez por semana em cada unidade, passaram a acontecer duas vezes com as turmas juntas. Alguns aplicativos servem de apoio para treinar o idioma e criar competições de pontuação para incentivar os colaboradores a colocarem a teoria na prática.
Os feedbacks individuais também continuam no cronograma de atividades, ocorrendo por videoconferência. A direção e gestão da empresa realizam reuniões periódicas para alinhar as atividades e divulgar as últimas medidas sendo tomadas.
Neste período foram realizadas duas ações de endomarketing, sendo um Free Day do Pijama e outra para o Dia do Trabalhador. O Free Day é um dia diferente, em que um tema é escolhido e a equipe trabalha caracterizada. No escritório as mesas também são decoradas e personalizadas para combinar com o evento. Neste caso, como a maioria está em casa, foi escolhido “pijama”. Para complementar, em um dos canais de comunicação interna, cada um publicou sua foto de pantufa e roupão. A pessoa que recebeu mais curtidas ainda ganhou um brinde.
Para o dia 1º de maio, cada gestor escreveu uma carta personalizada a próprio punho, que foi enviada para casa de cada trabalhador, junto com um voucher para uma pizzaria e convite para participar de uma palestra online com uma psicóloga sobre trabalho em equipe.
Medidas complementares
Um dos compromissos da Projedata desde o início deste período foi fazer tudo que é possível para não interromper nenhuma das atividades, mantendo a saúde e segurança dos colaboradores. Por isso, foi avaliado cada caso de forma individual, garantindo que a particularidade de cada pessoa fosse respeitada. Foi aberta a possibilidade de mudar o vale-refeição para vale-alimentação, já que muitos restaurantes estavam fechados, adiantamento de férias e remanejamento das atividades.
Os procedimentos de higiene no escritório, para aqueles que precisam continuar indo, foram intensificados. Os postos de trabalho foram remanejados para respeitar o distanciamento entre cada pessoa. Os colaboradores receberam orientações de convívio para proteger a própria saúde e dos colegas, dentro e fora da empresa. Com o uso obrigatório de máscaras, foram distribuídos kits com quatro unidades para cada colaborador, com instruções de uso e esterilização.
As novidades sobre os decretos estaduais e municipais, o funcionamento dos estabelecimentos, entre outros assuntos pertinentes, são divulgados periodicamente, assim como treinos de crossfit. Em meio a todo esse trabalho adicional, o DHO realizou a troca de sistema de gestão de recursos humanos, para uma performance ainda melhor para a equipe.
Por fim, foi criado um projeto para oferecer apoio psicológico para todos. A empresa agendou uma consulta para cada um e, aqueles que desejarem dar continuidade na terapia, poderão fazê-lo com desconto na sessão.
Fazer o bem faz bem
Os momentos de dificuldade também são oportunidades de realizar ações de solidariedade. Com isso em mente, a Projedata planejou uma forma de ajudar dois dos cenários mais afetados durante o Covid-19: o sistema de saúde e a geração de renda regional.
Foram doadas 500 máscaras de acetato para proteção facial e 400 litros de álcool gel para Secretaria de Saúde de Tubarão. A compra foi realizada com um fornecedor local. As máscaras são Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados por médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, dentistas, entre outros profissionais que têm contato com a população, durante o atendimento aos pacientes para evitar contágio.
Além disso, foi feita uma doação durante a live solidária de músico regional, que inclusive já trabalhou na empresa. Toda arrecadação foi destinada ao Hospital Santa Teresinha, de Braço do Norte.
Equipe que faz a diferença
Ainda com todas as atitudes tomadas pela empresa, a colaboração da equipe é essencial. Além de garantir a continuidade dos serviços prestados e contribuir com as medidas de segurança, cada um faz sua parte para deixar esses momentos difíceis um pouco mais leves.
Alguns fizeram vídeos, compartilhando como tem sido esse período de adaptação, mostrando a realidade por trás do home office com filhos, pets e familiares, enquanto outros postam clipes cantando “Parabéns para você” durante reuniões para colegas de aniversário. Tivemos até uma live de um músico colaborador para descontrair após o expediente.
Juntos somos fortes, mas unidos somos invencíveis.