A versatilidade dos plásticos modernos, que aliam baixo custo, durabilidade e segurança, revolucionaram a medicina. Em meio ao surgimento do Covid-19, esse material se tornou ainda mais importante, sendo elemento fundamental para evitar a disseminação do vírus. Desde os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) dos profissionais de saúde, como máscara, avental e luva, até os equipamentos utilizados, como termômetros, seringas e medicamentos.
O vírus despertou a atenção para um cuidado maior com a higiene e uso de utensílios descartáveis. Até a década de 70 no Brasil, hospitais, clínicas e postinhos ainda utilizavam materiais feitos de vidro ou metal. Além do trabalho de esterilização, o risco de haver contaminação cruzada não era totalmente eliminado. Outra dificuldade era no manuseio, já que o perigo de quebrar também era iminente.
A segurança dos descartáveis no ambiente hospitalar, aliado ao preço acessível, rapidamente se tornou parceiro dos profissionais de saúde e dos pacientes. A cada EPI e instrumento empacotado cuidadosamente em uma embalagem de plástico, estava a garantia de um ambiente estéril.
Essa evolução tecnológica ajudou a salvar vidas e auxiliar na contenção dos vírus, auxiliando na prevenção e controle de epidemias. Acredita-se que após a pandemia, surgirão grandes inovações e oportunidades para o desenvolvimento desse mercado.
O Iniflex é uma plataforma ERP desenvolvida e idealizada pela Projedata. É um software de gestão para indústrias plásticas, permitindo integrar as áreas administrativas e produtivas em um único sistema.
Quer saber mais? Clique neste link.