As inúmeras contas no mundo virtual exigem criatividade para a elaboração de tantas senhas. Utilizar senhas fortes é fundamental para proteger sua informação no ambiente da web. Mas, para serem eficazes, é preciso conseguir guardá-las em um lugar seguro ou memorizá-las. Além disso, é preciso tomar alguns cuidados na elaboração das senhas e trocá-las com frequência.
Além de estar sempre procurando assegurar a segurança de seus produtos, a Projedata incentiva e orienta seus clientes a também estarem atentos, e realizarem ações que visam garantir a sua segurança virtual, e não somente a segurança física.
Diante dessa sopa de letras, números e caracteres especiais, a coordenadora de comunicação da HostGator, provedor de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online, Vanessa Fetter, dá algumas dicas que podem ajudar na sua segurança.
Data de nascimento do filho, nome do parceiro e números sequenciais estão entre as senhas mais comuns e, portanto, mais vulneráveis.
Número mínimo de caracteres e a inserção de letras maiúsculas, minúsculas e símbolos são requeridos em muitos sites. Mas, para garantir uma senha segura, é importante ir além e ter em mente algumas características principais: ter no mínimo oito caracteres; ter no mínimo duas letras maiúsculas; pelo menos uma letra minúscula e, pelo menos, um número e dois símbolos.
Um grande aliado na criação de senhas seguras é o método Leet, que é uma forma de escrita que utiliza combinações de caracteres ASCII para substituir letras do alfabeto latino, em uma espécie de criptografia. Para ter um exemplo básico de leet escolha uma palavra simples, com no mínimo oito letras. Depois troque duas delas por símbolos que pareçam semelhantes com as letras. Em seguida, mude ao menos uma letra para um número parecido. Ao final, é só trocar duas letras minúsculas pelas maiúsculas. Uma senha como “hostgator” fica, então, Ho$tG@t0r.
Outro bom aliado para criar senhas são os softwares que permitem geração de senhas, como por exemplo, o Gerador de senhas da HostGator.
Além disso, é importante nunca repetir as senhas. E, se for deixar algum lembrete, guarde o mais longe possível do computador e procure não guardar em arquivos digitais, como o bloco de notas.
Se você for comprar alguma coisa nas redes, antes de sair digitando a senha ou fazer o cadastro, é preciso também verificar se o site em que se está navegando é seguro. Um bom indício é observar o Certificado SSL, que adiciona proteção aos sites, blogs e lojas virtuais. Páginas que têm essa solução instalada passam para o formato HTTPS e ganham um cadeado verde, que aparece fechado e com a inscrição “seguro”, indicando uma navegação em uma conexão criptografada. Para saber se um site tem segurança, fique atento à tríplice HTTPS, inscrição de “seguro” e cadeado.
Font: http://idgnow.com.br/internet/2018/05/23/5-dicas-essenciais-para-elaborar-senhas-seguras/