Os softwares de Manufacturing Execution Systems (MES – que em português significa Sistemas de Execução de Manufatura) têm popularizado cada vez mais entre as indústrias que querem potencializar seus negócios. O MES é um termo usado para designar os sistemas focados no gerenciamento das atividades de produção que estabelecem uma ligação direta entre o planejamento e o chão de fábrica. Em outras palavras, gera informações precisas e em tempo real que promovem a otimização de todas as etapas da produção, desde a emissão de uma ordem até o embarque dos produtos acabados.
Com base no conhecimento de negócio que a Projedata tem no segmento de embalagens flexíveis, e na grande procura do mercado por soluções que venham agregar valor e trazer inteligência ao negócio, foi criado o projeto “Automatize seu Apontamento”. O objetivo era desenvolver uma interface de apontamentos do processo produtivo incorporado ao Iniflex, software ERP para indústrias plásticas da Projedata, que permitiria a integração com equipamentos que capturam dados diretamente das máquinas.
Por meio dele, o operador teria a possibilidade de consultar as Ordens de Produção (OPs) e iniciar o processo produtivo conforme prioridade definida na fila de produção, onde a interface se comunicaria com os equipamentos disponíveis na máquina, que forneceriam os dados do processo produtivo de forma automática e em tempo real. A partir desse projeto surgiu o Autoflex.
O software, que pode ser utilizado integrado ao Iniflex ou de forma independente, tem as características abaixo.
• Ser um produto de automação dos apontamentos de produção, com foco inicial no setor de corte e solda, permitindo:
Funcionalidades de comunicação com impressoras e leitores de código de barras;
Seleção automática das ordens de produção através da fila, de acordo com sua
prioridade;
Trocar o usuário que está operando a máquina;
A partir do sequencial da fila, o usuário visualizar o próximo trabalho;
Visualização da produtividade sugerida e a atual;
Visualização do progresso da produção, quantidade total menos produzida;
Sistema de sinalização da produção no prazo ou em atraso;
Possibilidade de visualizar o status da máquina (se está em produção ou parada).
• Comunicação com equipamentos Siemens, fruto de uma parceria com a Grey Logix.
• Possui uma interface Web e Responsiva, com integração via REST.
Em outubro deste ano iniciamos um projeto piloto em parceria com um de nossos clientes afim de validarmos o desempenho e as funcionalidades em um ambiente real de nossa betha. Após finalizado esse projeto piloto, entraremos na segunda fase do projeto, implementando mais funcionalidades para atender também a outros setores do processo produto de indústrias do segmento plástico.
O lançamento oficial deve ocorrer no primeiro semestre de 2021. Para mais informações, confira nossa aba Indústria 4.0.