Em 2019 ocorreu uma mudança global com a chegada de uma pandemia. O cotidiano das pessoas mudou drasticamente, assim como suas formas de consumo. Dois anos depois, ainda sentimos os impactos da transformação que ocorreu em praticamente todas as áreas.
Para as empresas, criar novas estratégias de vendas foi essencial para se reinventar e conseguir se manter no mercado. De acordo com especialistas, algumas dessas estratégias se destacaram e seguirão crescendo em 2022. Hoje mostraremos cinco delas, leia abaixo e entenda um pouco melhor sobre cada uma.
A Inteligência Artificial, o Big Data e o Analytics vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado digital. Suas funções são de funcionar de maneira que lembre o pensamento humano, automatizando processos e simplificando a forma de fazer a gestão de dados e análises. O principal objetivo de venda é otimizar a jornada de venda para cada perfil de cliente, podendo direcioná-lo para o que o interessa.
Sabemos que a pandemia fez com que muitos estabelecimentos comerciais não atendessem de forma física e migrassem para o comércio online, conhecidos como e-commerces. Outras estratégias de vendas virtuais também ganharam forças, como o WhatsApp, aplicativos de delivery e redes sociais. Se adaptar a esses novos canais não quer dizer abandonar os tradicionais, já que diferentes públicos e faixas etárias tem preferências diferentes. Para criar a melhor estratégia para sua empresa, é necessário analisar o perfil do seu consumidor.
O consumidor será atraído por aquilo que ele vê e vivencia, por isso um site de fácil usabilidade é essencial. Com a nova realidade que a pandemia trouxe, é necessário ir ainda mais longe e pensar em ferramentas para otimizar o tráfego para o site da empresa. Um exemplo prático para as empresas da indústria plástica é investir em elementos interativos no site, como feedback pós-venda, espaço para o cliente solicitar mais informações, um chatbot que esclareça dúvidas rapidamente, entre outros. Cada detalhe pode transformar de maneira positiva a experiência de quem está acessando.
Entregar todas as informações que o comprador ou usuário precisa, sempre da maneira mais clara possível, é fundamental. Uma das formas de colocar isso em prática é descrever os valores da marca, falar um pouco sobre o processo produtivo, políticas de venda, troca e devolução, e qualquer outro detalhe necessário. Deixar todos os pontos claros do produto traz segurança ao consumidor na hora de sua escolha. Essa simples atitude gera credibilidade para o negócio e ajuda na fidelização do cliente.
Um dos efeitos positivos da pandemia do Covid-19 foi a evidência de um senso de comunidade. Muitas organizações se uniram para fazer doações, cederam suas indústrias para fabricação de insumos que estavam em falta e concederam apoio aos mais necessitados. Esse alinhamento dos valores da empresa com a comunidade consolidam a marca no mercado, faz com que os colaboradores tenham orgulho de fazer parte e a pode inclusive servir como um fator determinante na escolha do cliente.
Agora que sabe um pouco mais sobre as estratégias comerciais para 2022, aproveite para fazer uma análise do que sua indústria já faz e onde pode melhorar. A Projedata oferece solução para gestão empresarial por meio do software ERP Iniflex. Saiba mais em https://www.projedata.com.br/solucao.
Fonte: ABC da Comunicação