Vários são os fatores de fracasso de um projeto, mas os principais sempre serão o arrasto de escopo, má comunicação, falta de comprometimento dos stakeholders e apoio inadequado do Patrocinador do Projeto. Todos esses fatores têm algo em comum: eles envolvem, direta ou indiretamente, requisitos.
Um exemplo de fracasso de projeto por problema de requisitos é o foguete Ariane 5. SANKAR (2013) e DONALD (2000) relatam que em 1996, a estréia da nova versão dos foguetes da série Ariane, da Agência Espacial Européia (ESA), tornou-se um desastre por conta de uma conversão de software mal feita. 37 segundos após o lançamento o foguete entrou em autodestruição e causou uma perda de 500 milhões de dólares. O projeto todo custou 7 bilhões de dólares.
Em outros casos, o cuidado com os requisitos pode levar o projeto ao sucesso: SANKAR (2013) nos conta que a fabricante de aeronaves Boeing se aliou a oito companhias aéreas para definir e modelar os requisitos de projeto para a fabricação de um novo avião, o Boeing 777, que se tornou um sucesso comercial na história da empresa.
Mas, afinal, o que é um requisito?
Requisitos são condições e capacidades físicas ou funcionais necessárias para resolver um problema, atingir um objetivo, cumprir um contrato, satisfazer uma especificação, entre outros. Requisitos regem grande parte do projeto – o escopo, os custos, o tempo e a qualidade do projeto orbitam os requisitos.
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.