Houve uma mudança nos últimos anos sobre o plástico, surgindo várias formas de ser utilizado e reutilizado. Este material se tornou prático, resistente e um dos mais usados no mundo, e tudo indica que ele aumentará a sua importância para os próximos anos. Vimos que o plástico é útil, mas é necessário dar um descarte correto para ele. A reciclagem é o processo que converte o resíduo sólido, por meio de mudanças em seus estados físicos, físico-químico ou biológico, fazendo com o que ele se torne novamente matéria-prima ou produto. Existem algumas formas de reciclagem:
Reciclagem energética – O resíduo mais viável é o plástico que quando queimado, libera um calor muito forte, sendo utilizado para a produção energética. A energia elétrica é produzida a partir do vapor liberado pelo material queimado. Em países frios se utiliza para gerar eletricidade ou aquecer as casas. Realizado o processo de reciclagem de forma adequada, produz menos fumaça e poluição atmosférica comparado a queima do carvão e do óleo combustível.
Reciclagem química – O processo permite sofrer reações químicas, que serão transformadas em novos produtos plásticos e matéria-prima. Este procedimento produz uma solução maior para os problemas dos resíduos e proporciona um desempenho ambiental melhor do que de outras maneiras de realizar o processo.
Reciclagem mecânica – Este é o modo mais utilizado no Brasil, além de ser o formato mais barato, pois mantém a qualidade do produto produzido no final desse método. Ele transforma mecanicamente os resíduos em novos materiais, como, por exemplo, o PET em fio de poliéster para a produção de tecidos.
Essas são algumas formas mais ideais de descartar o plástico tradicional, possibilitando a utilização de diversas maneiras após a sua reciclagem. Outra solução são os plásticos biodegradáveis. Eles são derivados de matérias-primas de fontes renováveis, como produtos vegetais e animais.
Os bioplásticos quando descartados em usinas de compostagem, entram em decomposição após o contato com o solo, umidade, temperatura e quantidade correta de micro-organismos. Além disso, existe o oxiobiodegradável, que possui um aditivo que acelera a dissolução do plástico e os micro-organismos terminam o processo, deixando apenas os resíduos como dióxido de carbono e água. Essas são as mesmas substâncias que os seres vivos exalam durante a respiração.
O Iniflex é uma plataforma ERP desenvolvida e idealizada pela Projedata. É um software de gestão para indústrias plásticas, permitindo integrar as áreas administrativas e produtivas em um único sistema. Quer saber mais? Clique neste link.
Fonte: Recicloteca