Hoje é comum ouvir o termo “projeto” para tudo, projeto verão, projeto de vida, projeto de casa, e alguns casos até projeto de gente. Mas, você sabe o que seria um projeto? Em linhas gerais, segundo o “Aurélio”, o dicionário não a pessoa, projeto é um plano para realização de um ato. Mas não confunda projeto com processo. Projeto é uma ação que terá um final.
Enquanto processo não teria um final propriamente dito.
Partindo do princípio de que um projeto é algo que tenha um início, um meio e um fim e você criou um projeto para entrar em forma no verão por exemplo, estipulou um prazo, um orçamento básico para academia e suplementação, definiu uma data de início, e justificou para si mesmo o porquê de tudo isso, de todo o empenho e os benefícios que isso irá lhe trazer, e principalmente definiu uma forma de verificar o andamento do seu projeto, sim o andamento, afinal entrar em forma é muito genérico, entrar em forma para uma pessoa pode ser perder dois a três quilos, para uma outra pessoa vinte ou trinta quilos. Para este case vamos supor que seu objetivo seja reduzir dez quilos.
Agora você tem um objetivo que pode ser medido e acompanhado, chamamos este projeto de Projeto Verão, vamos supor que a data de início seja o começo do inverno e o prazo final o início do verão, isso nos dá em torno de seis meses para execução do projeto.
Nesses seis meses você precisará praticar exercícios, corrigir alimentação, ter um acompanhamento médico periódico para todo esse tempo. Acompanhar a evolução, averiguar os resultados e acompanhar os prazos. Para melhorar esse controle você irá dividir o total de dez quilos em seis meses para uma quantidade de peso por semana, algo em torno de 450 gramas por semana, e para cada semana você dará o nome de tarefa, e para cada quatro tarefas concluídas você terá um mês concluído, num total de seis meses, que ao serem concluídos, o seu projeto automaticamente também estará.
Cada mês é pré-requisito de outro, por exemplo: você não poderá dizer que agosto está concluído enquanto estiver no mês de julho e assim sucessivamente. Mas mesmo chegando a agosto e você olhe para trás e perceba que em julho não atingiu as 450 gramas, isso não te impede de concluir agosto atingindo as 450 gramas, porém, se todos os meses não forem concluídos, o projeto não terá alcançado os 100%, dessa forma será necessário adicionar mais tempo, ou reduzir a meta final a ser atingida.
A cada mês que se passar você obviamente irá subir na balança e acompanhar os resultados, verificar se perdeu o peso que era esperado para o período, caso não tenha, identificar os motivos e tomar uma providência. Esse é o status report, um acompanhamento periódico do andamento do projeto e entregue ao interessado, nesse caso você. Mas o lanche semanal na empresa, aqueles churrascos e pizzaria? Como se encaixam no Projeto Verão? Tudo que pode comprometer a execução de um projeto é chamado de riscos, dessa forma deve-se ficar atento a eles, para que sejam evitados ou pelo menos minimizados, pois eles podem acabar sendo os vilões do nosso projeto.
Você pode no meio do projeto decidir que não quer apenas perder peso e decidir que também gostaria de ganhar massa magra, essa decisão pode afetar diretamente o desempenho do projeto, já que até agora você queria apenas perder peso, e agora deseja ganhar massa magra, sendo que isso não estava no projeto original, dessa forma é necessário fazer uma alteração de escopo onde você justifica o porquê e no que pode impactar essa mudança, ou no tempo total ou até mesmo na quantidade de peso perdido.
Hoje quando implantamos um cliente novo na Projedata é como se criássemos um “projeto verão”, definimos o objetivo não em quilos, mas em módulos que o cliente deseja, e estipulamos o tempo em uma quantidade de horas que é dividida pelas tarefas. De acordo com cada apontamento feito no GEP(Gerenciamento Eletrônico de Projetos) é como se o nosso cliente subisse na balança e fossemos vendo a evolução do projeto, quanto de peso ele perdeu e quanto ainda falta, e dessa forma montamos o status report e passamos para os responsáveis. Caso o cliente solicite algo diferente do planejado, como você que no meio do caminho resolveu ganhar massa magra, é feito uma alteração de escopo, porque agora as horas contratadas podem não ser mais suficientes.
O complicado se torna fácil quando o trazemos para a nossa realidade, entender o porquê das coisas nos ajuda a encontrar o nosso Norte a cada dia de trabalho. O conceito de projetos é algo a ser estudado a fundo e sempre abrirá novos leques de possibilidades. Que esse artigo seja o início de novos estudos e novas possibilidades.
“…A mais linda das construções um dia foi somente um projeto…”
ANEXO
1. Modelo EAP para Projeto Verão:
6 – Projeto verão (Projeto)
6.1 Junho (Pacote de Trabalho)
6.1.1 Semana 01 (Tarefa)
6.1.2 Semana 02 (Tarefa)
6.1.3 Semana 03 (Tarefa)
6.1.4 Semana 04 (Tarefa)
6.1.5 Junho concluído (Marco)
6.2 Julho
6.2.1 Semana 01
6.2.2 Semana 02
6.2.3 Semana 03
6.2.4 Semana 04
6.2.5 Julho concluído
6.3 Agosto
6.3.1 Semana 01
6.3.2 Semana 02
6.3.3 Semana 03
6.3.4 Semana 04
6.3.5 Agosto concluído
6.4 Setembro
6.4.1 Semana 01
6.4.2 Semana 02
6.4.3 Semana 03
6.4.4 Semana 04
6.4.5 Setembro concluído
6.5 Outubro
6.5.1 Semana 01
6.5.2 Semana 02
6.5.3 Semana 03
6.5.4 Semana 04
6.5.5 Outubro concluído
6.6 Novembro
6.6.1 Semana 01
6.6.2 Semana 02
6.6.3 Semana 03
6.6.4 Semana 04
6.6.5 Novembro concluído