Os softwares de gestão empresarial facilitam a integração dos mapas estratégicos, por meio de balance scorecards com KPIs (indicadores-chave de desempenho), para executar a estratégia da companhia. Além disso, fornecem relatórios e análises precisas sobre produtos, linhas de serviços, canais de distribuição e lucratividade por cliente. As análises direcionadoras permitem uma gestão de qualidade e o gerenciamento de riscos.
Esta integração traz conectividade em tempo real entre relatórios de resultados e as operações, monitorando o desempenho, planejando e tomando decisões. A Indústria 4.0 oferece uma série de tecnologias para potencializar o negócio:
Advanced Business Analytics – os métodos podem ser aprimorados com análises avançadas, incluindo correlação, regressão e segmentação. Coletivamente essas técnicas fornecem insights para gerentes obterem entendimento sobre o que e porquê aconteceu, além de prever o que poderá acontecer. Facilita ainda as análises de cenários hipotéticos para determinar quais são as melhores decisões entre as alternativas disponíveis.
Inteligência Artificial (AI) e Robotic Process Automation (RPA) – a automação disponibiliza tempo livre aos contadores gerenciais para realizar trabalhos de maior valor agregado, incluindo o suporte às funções de operações, marketing, vendas, gerenciamento da cadeia de suprimentos para melhorar o desempenho.
Financial Planning and Analysis (FP&A) – com melhores dados disponíveis pode-se rapidamente converter dados transacionais em informações para fornecer a percepção necessária para melhorar as decisões.
Visualização – a prática de reportar números empilhados em planilhas está sendo substituída por técnicas de visualização gráfica que vão para além de gráficos de pizza e histogramas. Alguns são tridimensionais, outros usam “cursores deslizantes”, onde, por exemplo, pode-se aumentar ou diminuir a linha do volume de vendas e automaticamente apresentar o impacto gráfico na linha de lucro.
Controle Operacional – com feedback quase em tempo real através de sensores, contadores gerenciais podem reagir mais rapidamente às variações de desvios em relação aos resultados esperados. Eles também podem ser proativos, reconhecer e resolver pequenos problemas antes de tomarem grandes proporções. Além disso, podem executar de forma mais ágil as análises das causas e determinar as origens dos problemas e reconhecer oportunidades que não poderiam ser vistas sem informações de qualidade.
Detecção de Fraudes – com o poder da computação, as auditorias não precisarão mais de amostras, podendo ser 100% monitoradas para identificar anomalias, especialmente aquelas suspeitas que podem envolver atividades fraudulentas e ilegais.
A Indústria 4.0 está acelerando, criando oportunidades para os contadores evoluírem de contadores para evoluírem de contadores para consultores e produtores de informações estratégicas para o crescimento das organizações.
O ERP Iniflex é um software de gestão para indústrias plásticas, permitindo integrar as áreas administrativas e produtivas em um único sistema. Quer saber mais? Clique neste link.