Em meio à crise atual, estão acontecendo grandes mudanças sociais, como nos padrões de comportamento e hábitos de consumo. Mas, com todas as situações por conta da pandemia, também tem surgido novas ações e ideias criativas para superar esse momento, sendo considerado um catalisador do futuro.
A tecnologia e a capacidade de se adaptar são aliadas para esse novo cenário, auxiliando nas mudanças e promovendo novas funcionalidades. O cotidiano mudou em quase todos os aspectos e são vários desafios para enfrentar na adaptação à nova realidade. Para entender melhor, observamos algumas das principais esferas.
Home office: O trabalho remoto, que antes era uma opção oferecida por algumas empresas, se tornou uma condição obrigatória nesse período pandêmico. Além de permitir a continuação das funcionalidades, esse modelo de trabalho pode apresentar outros benefícios para os trabalhadores, como menos deslocamento, economizando tempo e gastos com transporte, consequentemente aumentando a disponibilidade para ficar com familiares e amigos, se dedicar a hobbies, entre outras atividades. Essa medida teve uma aceitação tão positiva que é possível ver uma maior abertura de continuar nessa modalidade mesmo quando o cenário da saúde pública melhorar. Assim que iniciaram as recomendações de isolamento social, a Projedata tomou medidas para garantir a segurança da equipe, conforme contamos neste artigo.
Comunicação: Essa área é a que possui maior abrangência por afetar todas as organizações. A popularização de smartphones e tablets se antecipou em nos ajudar manter em contato por meio de mensagens de texto, voz e vídeo chamadas. Mesmo assim pode-se observar um aumento na demanda, com várias empresas desse ramo aproveitando a oportunidade para lançar períodos gratuitos e novas funcionalidades, a fim de atrair novos usuários. É importante manter linhas de contato aberta de forma interna, para manter a comunicação entre as equipes alinhadas, assim como de forma externa, com clientes e fornecedores. Na Projedata, os colaboradores utilizam o Microsoft Teams e uma rede social corporativa.
Eventos online: Para se adaptar a esse período onde aglomerações devem ser evitadas, os eventos passaram a ser digitais. O “The Developer’s Conference” (TDC) é o maior evento relacionado ao desenvolvimento de software no Brasil e ele também se adaptou para poder conquistar o objetivo de realizar o evento. Inclusive, vários colaboradores da Projedata marcaram presença.
Comércio eletrônico: Cada vez mais em alta, as lojas online permitem vender e comprar sem a necessidade de ser presencial. Por meio desse modelo, o cliente recebe em casa o que precisa e realiza o pagamento em plataformas digitais. O e-commerce possui a estimativa de crescer cada vez mais, sem tomar o lugar das lojas físicas, mas sendo um complemento em situações como esta. Em caso de empresas que oferecem serviços, como a Projedata, é possível adaptar a implantação e treinamentos de forma virtual.
Internet banking: Como vimos, os hábitos de consumo estão sofrendo mudanças nesse período e com a evolução da automação bancária, proporcionando praticidade na vida do consumidor. Além de fazer com que ele evite filas, aglomerações e outras questões desagradáveis que possam ocorrer no atendimento presencial.
A tecnologia se tornou aliada nesse período pandêmico, sofrendo mutações para avançar e preparada para solucionar e promover ações que auxiliem esse novo modelo. É necessário se adaptar para manter o negócio ativo, além disso, estar atualizado sobre as mudanças dos hábitos e comportamento do consumidor. O novo cenário está se tornando cada dia mais dependente de inovações tecnológicas.
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