Com a disseminação da Indústria 4.0, muitos ainda esquecem que a preocupação não se restringe apenas a máquinas e processos. Ter profissionais capacitadas e um ERP de qualidade fazem toda a diferença para alcançar o objetivo desejado.
Algumas empresas de pequeno porte ainda utilizam planilhas de Excel, ou até mesmo cadernos, por achar que ERP só são tangíveis para grandes indústrias. Outra dificuldade que costuma ser relatada é a possibilidade de ocorrer uma resistência da equipe de produção a inovação. Porém, os softwares de hoje são intuitivos, sendo de fácil manuseio para o operador.
Durante a implantação, os usuários do sistema passam por um processo de capacitação. Antes de dar início, é recomendado realizar um teste de nivelamento para saber o grau de conhecimento em tecnologia da informação (TI). Assim, a equipe de projetos consegue desenvolver os treinamentos de forma personalizada para as necessidades do negócio.
Em paralelo, escolher um ERP que tenha uma boa usabilidade, ou seja, com interface amigável, pode ser um fator determinante. Ter botões coloridos, imagens e tamanho bem visíveis impactam na facilidade de uso, principalmente para quem não tem tanta experiência com tecnologia ou até mesmo para quem não sabe ler.
A combinação da tecnologia da informação com a operacional (operational technology, OT) aumenta a visibilidade, melhora a coordenação e eficácia do pessoal em todos os campos, tanto para analistas, administradores e desenvolvedores, quanto para engenheiros e operadores.
O engajamento das lideranças da organização é fundamental para definir os objetivos e metas atrelados ao projeto para garantir os melhores resultados, deixando claro aos colaboradores de que a tecnologia é sua aliada. Para saber mais informações sobre o Iniflex, o ERP da indústria plástica, entre em contato neste link.