A Projedata acredita que, dentre as diversas inteligências existentes, a inteligência emocional é uma das maiores responsáveis pelo sucesso ou insucesso de seus colaboradores, já que a habilidade relacional é muito valorizada por sua equipe. Desta forma, promoveu um treinamento nesta área, com a Psicóloga Deise Peters, para toda a sua equipe.
Mas o que é a Inteligência Emocional?
Goleman definiu inteligência emocional como:
"…capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)
Para ele, a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. Como exemplo, recorda que a maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas e, desse modo, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
Segundo ele, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:
1. Autoconhecimento Emocional – reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
2. Controle Emocional – lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
3. Auto-Motivação – dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas – reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos;
5. Habilidade em relacionamentos interpessoais – interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.
As três primeiras são habilidades intrapessoais e as duas últimas interpessoais. Tanto quanto as primeiras são essenciais ao autoconhecimento, estas últimas são importantes em:
1. Organização de Grupos – habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, bem como a habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança e uma cooperação espontânea;
2. Negociação de Soluções – característica do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos;
3. Empatia – é a capacidade de, ao identificar e compreender os desejos e sentimentos dos indivíduos, reagir adequadamente de forma a canalizá-los ao interesse comum.
4. Sensibilidade Social – é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.
Para sermos inteligentes emocionalmente precisamos respeitar nossas emoções, validá-las, ou seja, nos dar o direito de sentir o que sentimos, mas trabalhar estas emoções para que elas não nos dominem quando forem prejudiciais.