Para a Projedata, $aúde é a maior riqueza, cuide-se. Uma dica: pisque mais!!
A Síndrome do Olho Seco afeta milhões de brasileiros e principalmente quem trabalha o dia todo em frente a um computador, como é o caso da maioria dos colaboradores da Projedata, e adora ficar pendurado nele, mesmo estando em casa, ou ainda hipnotizado diante do videogame, se arrisca a sofrer de secura visual. Olhos irritados, vermelhos, coçando ou ardendo, além de visão turva, sensibilidade ao vento e à luz e (ironicamente) lacrimejamento, são sintomas que podem apontar para a Síndrome do Olho Seco, problema que atinge milhões de pessoas no país. A síndrome pode ter outras causas, mas qualquer situação que afete pelo menos uma das três camadas de lágrima (oleosa, aquosa e mucosa) pode originar os mesmos sintomas.
Qualquer atividade que exija muita atenção visual pode causar, precipitar ou agravar a sensação de olho seco, mesmo que temporariamente, como usar o computador, por exemplo. O motivo é que as pessoas piscam menos. O normal é piscar de 12 a 15 vezes por minuto. Mas, quando estamos em frente ao computador, pisca-se de três a cinco vezes menos.
Quem sofre dessa síndrome tem menor lubrificação na região ocular, que pode ser causada ou por produção fraca de lágrima ou por uma evaporação excessiva dela. Mulheres após a menopausa, pessoas portadoras de glaucoma, artrites, doenças autoimunes, alergias e diabetes também podem ser afetadas pela síndrome.
Além disso, fumantes e pessoas que fazem reposição hormonal e uso de determinados medicamentos e complexos alimentares também estão mais propícios a essa instabilidade no filme lacrimal. A dica para quem está com sintomas de olho seco é procurar um oftalmologista que analise o quadro e indique um tratamento. Exames simples, que podem ser feitos no consultório médico, identificam o que está causando os sintomas. O desconforto é mínimo.
Beber muita água e adotar uma alimentação saudável são as dicas mais certeiras para prevenir o mal. A dieta, no caso, deve incluir alimentos ricos em Ômega 3 e ácido graxo essencial, que estão presentes em peixes, especialmente nos de água fria, como salmão, sardinha e atum, e também em nozes, linhaça e verduras.
E para quem não pode abrir mão do computador ou do videogame, o importante é lembrar de piscar. Dentre as situações que também podem ocasionar a síndrome, destaca-se o envelhecimento. Em suma, se a sensação de secura ocular persistir depois de ler esta matéria e beber muita água, balancear a dieta e piscar bastante os olhos durante o uso de computadores e videogames… então, definitivamente, é hora de ir ao oftamologista.
Leia mais na Revista Saúde é Vital, 58, abril/2016 – biblioteca Projedata.