Notícias, artigos e eventos do universo Projedata.

11 de março de 2019 -

Business Intelligence (BI): Como A Visualização De Dados Empodera As Empresas

O termo BI (Business Intelligence) refere-se a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados que dão suporte na gestão do seu negócio. Com o BI é possível analisar as informações em tempo real de uma forma intuitiva e fácil além de bonita e amigável.

Em um cenário tão alto de mortalidade de empresas, aquelas que possuem as melhores ferramentas de gestão e análise de dados têm tudo para sobreviver no mercado.

Antes de avançar, porém, é preciso explicar, e principalmente entender, o que é e como funciona o BI. Em outras palavras, ele transforma dados brutos em referências que trazem insights sobre a operação e os resultados de uma empresa através de uma série de ferramentas e técnicas que incluem a visualização de dados em formatos diferentes, dashboards com gráficos e cruzamento de informações.

Uma das principais dificuldades do BI é justamente contar com dados recentes e interessantes para trabalhar. Por isso o “casamento” do sistema de gestão empresarial (ERP) com o BI tem dado tão certo. Trocando em miúdos, ter um ERP que conte com BI é fundamental para empresas que desejam ser competitivas.

Com o BI a empresa desfruta de uma maior riqueza e clareza de informações. Porém, é preciso ter objetivos claros com esses dados. Um dos erros clássicos ao trabalhar com eles, seja da definição de indicadores-chave de desempenho (KPIs) até a extração de relatórios e dashboards, é não ser estratégico sobre o que se vai medir.

Muitas vezes, o empresário se encanta com a quantidade de possibilidades e acaba analisando todo e qualquer dado que surja na sua frente. Isso é um perigo, pois toma tempo e ainda pode levar a insights que vão mascarar, ou até mesmo atrapalhar, a compreensão sobre os resultados reais do negócio.

Quando fala-se de analisar o resultado das empresas é preciso afirmar que todas as suas áreas podem se beneficiar do BI. Isso impacta no atendimento ao cliente, relação com fornecedores, produtividade de colaboradores e muito mais. Com dados ricos para analisar é possível verificar se a companhia está andando como deveria ou se ajustes e correções precisam ser executados.

A Projedata oferece aos seus clientes uma ferramenta de BI totalmente integrada ao ERP Iniflex, onde consegue apurar e apresentar os dados de forma on-line. O cliente recebe um pacote com dashboards padrões especialmente desenvolvidos para o seu negócio, além disso o próprio cliente pode criar seus dashboards personalizados. Um diferencial de destaque é que esta aplicação pode ser instalada em nuvem.

Fonte: https://portalerp.com/bluesoft/business-intelligence-como-a-visualizacao-de-dados-empodera-as-empresas
Voltar