Notícias, artigos e eventos do universo Projedata.

09 de novembro de 2017 -

A importância do backup de dados armazenado externamente

a-importancia-do-backup
É sabido que ninguém gosta de perder os dados pessoais armazenados em seu computador ou celular. Então imagina se sua empresa perdesse todas as informações preciosas para o seu dia a dia. É melhor nem pensar, não é verdade?! Parece um pesadelo…


Entretanto, por não ser um problema frequente, não é incomum as empresas descuidarem perigosamente deste aspecto, principalmente aquelas com uma estrutura reduzida de tecnologia. O risco é permanente e o problema sempre ocorre de surpresa: de um instante para outro, seu banco de dados “desaparece”. Nesse momento, seu sistema para e sua empresa para junto. E mesmo que o Banco de Dados Oracle, usado no Iniflex, seja o banco mais confiável do mercado, existem fatores externos que podem causar este problema: defeito no servidor, incidentes naturais (raios, alagamento, fogo), sobrecarga elétrica, manuseio ou ambiente inadequado do servidor, invasão por hackers, entre outros. Como não existem meios de se evitar todos os fatores acima, a única garantia de proteção que sua empresa tem é o Backup ou Cópia de Segurança dos Dados.


“A ISO/IEC 27002 (2005) recomenda que o backup dos sistemas seja armazenado em outro local, o mais longe possível do ambiente atual, como em outro prédio. Um dos maiores erros cometidos em questão de segurança de backup, foi o atentado de 11 de setembro, onde foram derrubadas as torres gêmeas nos EUA, onde empresas localizadas na torre A tinham backups na torre B, e empresas da torre B tinham backup na torre A, depois da queda das duas torres, várias empresas simplesmente sumiram, deixando de existir, um erro que poderia ser controlado caso o backup estivesse localizado em outro lado da cidade”. Citado igual a www.profissionaisti.com.br/2013/06/politica-de-seguranca-da-informacao-definicao-importancia-elaboracao-e-implementacao/


A Projedata tem observado nos últimos meses a recorrência de um dos fatores de riscos acima: clientes terem seu banco de dados invadido e bloqueado por hackers, e por descuidarem de assegurar um procedimento seguro de criação e armazenamento das cópias de segurança, PERDERAM todo o banco de dados, resultando em um cenário trágico de vários dias ou semanas para reconstruir informações mínimas para voltar a operar. Na maior parte dos casos, especialmente as invasões por hackers, a recuperação do banco de dados não foi possível. Dessa forma, a Projedata reforça a importância de você manter diariamente uma ou mais cópias de seus dados em local seguro. Hoje existem várias alternativas para manter essa cópia: HD externo, Pendrive (não recomendado como única opção), Cloud (nuvem), entre outras.


Por fim, espera-se que essa notícia seja suficiente para sensibilizar sua empresa a respeito deste tema. No entanto, se quiser saber mais, selecionamos dois links para lhe ajudar.
Voltar